A Teoria do Orgasmo de Wilhelm Reich

Reich teceu a Teoria do Orgasmo amparado nos alicerces da Teoria do Desenvolvimento da Libido e da Sexualidade de Freud.

Qual é a Função do Orgasmo?

Mais do que prazer. Mais do que auto-regulação e homeostase, a Função do Orgamo nos leva em direção ao "derretimento".

"Derreter-se" às sensações vegetativas de prazer e movimentos involuntários da pelve", eis aí o segredo disponível ao ser humano desde os primórdios da sua existência.

Assim como a gota d'água se dissolve no oceano, o eu humano, esse sujeito, constituído através das relações sociais, "derrete-se" , por frações de segundos, no clímax do orgasmo sexual.

Nesse momento atemporal, algo além da cultura adentra o organismo humano. Algo totalmente novo, que não foi dado pelo social, e por essa razão não pode ser expresso em linguagem.

Bem, voltemos um pouco no tempo para entendermos o ambiente onde Reich contruiu sua teoria.

Freud escandalizou a sociedade do início do século XX, quando publicou em 1905 os Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade.

Demonstrou o quanto o desvio do caminho da energia sexual pode estar associado à doenças mentais, transtornos psíquicos generalizados, enfim, a uma vida de angústia e sofrimento. O que não é muito diferente nos tempos atuais.

Foi revolucionáro e extremamente corajoso quando trouxe a luz à sexualidade infantil.

Até então, a criança era tida como inocente em relação sexo. Mas Freud comprova que não era bem assim. A criança, na mais tenra idade, já é detentora e goza da pulsão sexual fluindo por todo o seu organismo.

O ato da amamentação é sobretudo um ato sexual, onde alimento, sexo, afeto, segurança e preservação estão indissociados na relação com a mãe (ou cuidadora).

Precisamos nos dar conta do quanto o sexo é importante na nossa vida!

Nascemos da união de duas células sexuais, portanto, somos sexuais e exalamos a nossa sexualidade para todos os lados, nas relações sexuais, e no contato íntimo com nossa interioridade.

A questão que nos ocorre é: o que estamos fazendo com o nosso sexo, com a nossa sexualidade?

Reich vai pinçar a teoria do desenvolvimento da libido e da sexualidade do arcabouço psicanalítico e vai levar às últimas consequências: ao poder transformador do Orgasmo Sexual!

A Psicanálise não se ocupou com o ato sexual em si, mas Reich vai pesquisar as sutis nuances desse ato, bem como o clímax orgástico, e a direta relação desses com a saúde do organismo humano como um todo.

Fazendo isso, abriu as portas para a maior revolução Tântrica que o mundo ocidental jamais conheceu!

O que é o Tantra?

É um sistema oriental de autoconhecimento, que une o prazer sexual à meditação. Através do Tantra o ser humano experimenta uma completa aceitação da vida como ela é, bem como a si mesmo, a cada momento da existência.

Desta forma, o Homem pode retomar a época áurea da antiga grécia, onde os prazeres carnais andanvam juntos com o conhecimento de si.

Na verdade, começamos a perder essa trilha da antiguidade desde os primórdios da era judaico-cristã, quando o corpo foi exilado de nós mesmos, tido como pecado e abominado. Divididos entre a parte divina e a parte pecaminosa, começamos uma viagem para longe de nós mesmos.

Essa viagem alienada é acentuada, quando na modernidade Descartes dá o golpe de misericórdia, dividindo definitivamente o corpo da mente: "Sou uma mente que pensa sobre um corpo que caminha"; "Entrego a alma a Igreja, e o corpo à Ciência".

Enfim, são muios séculos de divisão e fuga de nós mesmos, de nossas próprias sensações.

O trabalho de Wilhelm Reich propõe o retorno às próprias sensações, na tentativa de reintegrar o que nos foi tirado: o organismo integral.

Porque é justamente nessa inteireza que a neurose sucumbe à instauração de uma força pulsional que Reich denominou de "Potência Orgástica".

Essa força pulsional, momentaneamente livre das fixações e perversões, reinstaura o organismo integral, e o abandono às sensações prazerosas e às correntes vegetativas do corpo nos leva a uma experiência de êxtase.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja Workshop Em Busca das Origens VI - A Função do Orgasmo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Alexandre J.Paiva

Psicoterapeuta Reichiano

Rua Visc.Pirajá, 142 sala 806 - Ipanema

99913-6097

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Espaço de Psicologia Corporal - Rua Visconde de Pirajá, 142 sala 806 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22410-000
Telefone (21) 99913.6097 - Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Acesse o nosso Blog: www.psicologiacorporal.com.br